domingo, 18 de outubro de 2015

DONZELA - 06042015

A noite feminina é veloz
e atravessa os tempos
 
Faz chamegos
se deleita
enfrenta
 
Divide luz e sombra
se comporta feito donzela
 
Se diz pura
se diz violada
se diz consolo
tudo na santa paz
 
E sem perceber
o coração amanhece
cheio de esperanças
 
Astral elevado e aposta
na corrida nacarada de luz
com brilho e pompa
 
A noite atiça o meu pensar
me envolve com seus segredos
e me impele a desvendá-los
 
E sem perceber ela chega
e sem perceber se bifurca
num acorde melódico
 
Estimulada pela grandeza
circunscrita neste pedaço de chão
 que acolhe tempestades e bonanças
sempre no mesmo tom
 
Com realidades e fantasias
que se impõem a gregos e troianos
desde o mais remoto pensar
 
E aqui reverencio o poder
de sedução
 
Meus passos de sete léguas se alam
convergem ou se dispersam
em braçadas desiguais
 
Que não levam a nada
mas ofuscam com seu brilho próprio
toda a beleza contida no microcosmos
 
Um carrossel de ilusões a girar
em meio à realidades
destorcidas
 
A fonte secou e a pena tísica
perdeu o rumo da escrita
 
Nesse lapso de tempo engenhei
novas estratégias para repor
 
O pensar lúdico ou nostálgico
que existe em cada olhar
que se mistura ao olhar
do mundo
 
E com ele gira
 
Olhei para a vida
que fez companhia
 
Ao meu digno refrão e teima
em esconder o íntimo da alma errante
que soluça diante do espetáculo
 
Não vou me perder por aí
vou me grudar na tela da vida
extrair o que de bom ela encerra
 
Vou catar amoras cheirosas
e degustar seu sumo
 
Vou rastejar nos domínios da ciência
para encontrar o verdadeiro sentido
da permanência aqui nesse pago
 
E ilustrar o que acontece nessa era
 
É tarde eu já vou indo
à procura de não sei o quê
e se encontrá-lo aqui escrevo
 
E as obras da natureza
já não serão mais segredos
 
E sim
 
Mais um capítulo
dessa história imaginária
que traz deleite é hilária
e consagra não sei o quê
 
E assim
entra na história
 
Vou andar por aí
rastejar por aí até cair no sono
do esquecimento e sonhar
com astros flutuantes
 
A noite manipula meus pensamentos
e torna os meus dias grandiosos
 
Vou me abduzir e dar aos meus dias
toda alegria que desbanca
qualquer parada
 
Encantos da natureza
 
Nety

Nenhum comentário: