sábado, 15 de maio de 2010

Regras e conceitos - 15052010

Sob um céu lamacento fulguram
sonhos coloridos

Fantasias geradas na solidez
do tempo

Sob o céu lamacento o espírito
arraigado de idéias desmonta
cenário fora de moda

Sob o céu lamacento fulguram
os clarões da aurora com missivas de fiéis
que alteram o rumo turbulento das eras do entendimento

Me insiro no contexto erigido
pelo meu pensar

Percorro o espaço sideral e desafio
regras e conceitos

Os traços xerocados nos tablados da mente
são sementes vivas que descolam
rimas e do nada geram a poesia
nos momentos de lucidez

Com asas da liberdade
voo em busca
do meu eu
que rejeita togas do saber
usos de vernáculos e concordâncias
enraizadas na língua

Quero o meu verbo
de encontro
ao meu eu e ao eu do mundo
sem preconceitos

Quero a caixa de estruturas poéticas
extraídas do meu ser

Quero perseguir o caminho da glória
que antecede os meus ais de peregrinações
pela história e despe imagens
refletidas nos ensaios
da vida

Quero deslizar
em fuga monitorada pelas telas
da imaginação

O que eu quero é cantar
é chorar
é viver no cenário
aristocrático da poesia

Quero ziguezaguear a história e violar
a era de espetáculos bisonhos
onde o palhaço ri e chora
gargalha
extrapola sentimentos e muda
o curso da cena

Quero estar no palco
despida de vaidades

Alar meus versos
no topo do universo e lançar
gotas silábicas
sobre o manto da terra

Eu só não quero é deixar a poesia à deriva
sem salvo conduto pois é meu arrimo
é parte de mim e eu
sou parte dela

Eu só não quero me enclausurar em versos
malversados pela obediência cega
aos rituais impostos pelas
tábuas demagógicas
da linguagem

O oscar da poesia desprende sais de alegria e paixão
que induz o poeta na marcha em busca da perfeição
do absoluto e do belo que propõe a poesia.

Nety Maria Heleres Carrion

Nenhum comentário: